segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO CHINÊS


Como já publiquei antes, hoje se inicia o Ano do Dragão. No primeiro dia, é apropriado vestir-se com cores fortes, de preferência o vermelho ou verde.

Para os chineses, está começando o ano 4710 do calendário lunar. Neste calendário, o dia do Ano Novo é o segundo dia da Lua Nova do Solstício de Inverno (momento em que a Terra está mais afastada do Sol). No ocidente, utilizamos apenas o calendário Gregoriano, que também é usado oficialmente na China, Taiwan e região, sendo que o calendário Lunar só é utilizado para datas tradicionais e eventos culturais entre os próprios chineses.

O Ano Novo chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é comemorado com muitos fogos de artifício, que aliás, foram inventados pelos próprios chineses há mais de dois mil anos, e até hoje eles consideram que afasta os maus espíritos, por isso sua utilização, para que o novo ano se inicie com muitas energias positivas. Existe até mesmo uma antiga lenda para isso: Nián  era uma criatura que saia para devorar seres humanos a cada 12 meses. As pessoas descobriram que o monstro tinha medo de barulho alto e a cor vermelha, por isso, esses são dois elementos fundamentais nas comemorações chinesas.

Há também a tradição das pessoas realizarem limpeza em suas residências e estabelecimentos comerciais, para que as energias ruins não passem para o novo ano.

Outra tradição é a de que  crianças e jovens ganham dos mais velhos um envelope vermelho com dinheiro dentro. Essa tradição do envelope vermelho para se realizar pagamentos, é muito utilizado pelo Feng Shui. Significa que quem realiza o pagamento terá sorte para receber novamente o valor e o que recebe o pagamento terá proteção.

Com tudo isso, só me resta desejar a todos Xin Nian Kuai Le (Feliz Ano Novo) e também Gong Xi Fa Cai (Congratulações e Prosperidade).

(fonte:arquivochina.wordpress.com - foto: Thinkstock/Getty Images /portal IG)


Nenhum comentário: