sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Lição para toda a vida





                                                    O Monge e o Samurai

Em uma época muito distante no Japão onde os guerreiros eram temidos e reverenciados, havia um deles, um samurai jovem e forte, que andava um tanto insatisfeito com sua condição de vida. Apesar de contar com toda admiração da população e dos mais poderosos do lugar, ouvia de muitas pessoas por onde passava que não gostariam de estar no seu lugar vivenciando uma vida de inferno constante por estar sempre em guerra, o que para ele não era realmente ruim, pois, era o que lhe trazia a condição de vida cheia de glórias. Intrigado com estas observações, resolveu, então, procurar um sábio monge do local.

Chegando na frente do monge, exigiu deste, com arrogância, que lhe explicasse o que era realmente o céu e o inferno.

O monge, então, pequeno e franzino, mas, do alto de sua sabedoria, olhou bem para o samurai e respondeu com desprezo que jamais poderia lhe ensinar qualquer coisa, pois este, estava imundo e insuportavelmente fedido, além do mais, a lâmina de sua espada estava enferrujada, e tudo isso representava uma humilhação e vergonha para todos os samurais.

O samurai nessa hora, tomado de grande ira instintivamente, sacou sua espada e enfurecido pelo ódio preparou-se para desferir um golpe fatal que deceparia a cabeça do pequeno monge.

-Esta atitude é exatamente o que significa o inferno. - disse-lhe o monge tranquilamente sem se mover.

O samurai, entendendo que aquele pequeno sábio estava colocando sua própria vida em risco apenas para ensinhar-lhe o que havia solicitado, encheu-se de vergonha e, guardando novamente a espada, humildemente ajoelhou-se pedindo perdão por sua atitude impensada.

-Esta atitude agora é a que representa o céu. Disse-lhe o monge satisfeito por ter mais uma vez cumprido sabiamente sua missão.

Nenhum comentário: